Dicas de como combinar as cores em sua decoração para ficarem perfeitas! Por Ana Braga / Decoração

Escolher a cor de nossa casa ou ambiente é muito gostoso, mas isso não quer dizer que seja uma tarefa fácil!

Para alguns é alegria pura, já para outros uma tortura. Em que turma você está?!

Para facilitar essa tarefa e transformar em momentos deliciosos vou te ajudar dando algumas regrinhas, afinal a escolha das cores nas paredes, por exemplo, é um dos fatores que pode levar um projeto do sucesso ao fracasso com muita facilidade. kkkkkk

Confira e inspire-se!

Vou te apresentar uma ferramenta ótima! “O círculo cromático” ou roda das cores é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano, geralmente divididas em 12 faixas. Essa ferramenta pode ser a sua melhor amiga quando bate aquela dúvida sobre cores.

São classificação assim em  Primárias: azul, vermelho e amarelo, que dão origem a todas as outras. Secundárias: nascem da mistura de duas cores primárias. Por exemplo: laranja, que vem do vermelho com o amarelo; verde, do azul com o amarelo; e violeta, do vermelho com o azul. Terciárias: são geradas a partir da união entre cores primárias e secundárias. O turquesa, por exemplo, é a mistura do azul com o verde. Já o verde limão, do amarelo com o verde.

combinar-cores-1

Agora vou mostrar o pulo do gato com um esqueminha que vocês irão amar e nunca mais errar de como criar uma ambientação harmoniosa! 

Combinar-cores-4 (1)

Podemos fazer combinações perfeitas com cores complementares, análogas,triangulares , meio-complementares, retangulares e quadrada como esta no desenho acima.

Complementares (ou harmonia oposta): são as cores de lados opostos na roda, como vermelho e verde, azul e laranja, etc. Combinadas, produzem um contraste de efeito visual bem agradável.

Análogas:  aparecem em sequência no círculo cromático. Usadas juntas (duas ou três cores), formam um conjunto harmonioso. mas sem contraste, pois todas têm uma cor em comum.

Triangulação: são as cores que formam a figura de um triângulo no círculo. Escolhe-se uma cor, pulam-se três, e acrescenta-se a próxima na combinação.

Essas combinações são a base composisão de tudo na decoração.Vale  para estruturas como também objetos para conseguirmos uma combinação perfeita.

Espero que tenha ajudado e você tem gostado dessas dicas.

Em breve retornarei com mais dicas para você conseguir transforma sua casa!

modaestilo-1

Quer saber mais? Clique na imagem para ter currículo e contato.

 

 

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário!